Hermione Granger é a líder do Trio de Ouro?

 
 

"Emma Watson diz que Hermione é a líder do grupo", diz recentes reportagens no qual abordam uma entrevista em que a atriz deu à Entertainment (EW). Agora eu pergunto: Qual é o problema de termos uma líder mulher? Os comentários machistas em todas as reportagens que traziam essa informação eram inúmeros. Alguns diziam: "Esse é mais um exemplo de que as feministas não querem igualdade. Querem dominar". Ou "Até porque os livros se chamavam Hermione Granger e a Pedra Filosofal...". Ou "Vocês endeusam a Hermione, mas no final o Harry era o líder, ele que mantinha o grupo unido, a Hermione era só a inteligente"... Houve vários comentários vulgares (muito piores, estes estão entre os menos vulgares), mas vou explorar estes em particulares. 

 

Para quem não sabe o termo feminismo significa: "equidade de gêneros, tanto na esfera social, política, econômica e etc". A teoria que prega SUPERIORIDADE das mulheres se chama "femismo". Agora eu pergunto: Qual é o problema de ter uma mulher na liderança de uma equipe? A maioria dos livros, filmes e HQs possuem homens na liderança: em X-Men temos o Ciclope na posição de líder, em Vingadores temos o Capitão América, em A Caverna do Dragão temos o Hank, no Quarteto Fantástico temos o Reed Richard, na Saga Percy Jackson e também Os Heróis do Olimpo, temos Percy e Jason... Eu poderia citar inúmeras outras equipes com um homem na liderança. Agora eu pergunto: Por que é tão difícil aceitar a mulher na liderança? É pedir muito ter alguma representatividade da mulher em papéis de liderança dentro da cultura pop? É pedir muito que as meninas também possam se espelhar em heroínas ao invés de princesas indefesas presas na torre que precisam desesperadamente ser salvas por um príncipe encantado? Fica aí uma reflexão: Será mesmo que em pleno século XXI as mulheres conseguiram a equidade de gêneros?

 

 

 

 

 

Segunda questão, protagonismo e liderança não são a mesma coisa! O personagem Harry Potter, assim como Katniss Everdeen, Luke Skywalker, Neo (Matrix) e diversos outros, passaram pelo que se chama de "Jornada do Herói", o que os enquadra na posição de protagonistas de suas respectivas tramas. É por causa disto que os livros se chamam "Harry Potter e as..." porque a história gira em torno deste personagem. No livro, por exemplo, foi Voldemort que o marcou como um igual, fazendo de Harry o herói da história. Para quem não sabe a "Jornada do Herói" é um ciclo que passa pela Partida, Iniciação e Retorno. A "Partida" lida com o herói aspirando a sua jornada, exemplo: Harry Potter recebe a carta de Hogwarts, Katniss se voluntaria como tributo nos Jogos Vorazes e etc. A "Iniciação" contém várias aventuras do herói ao longo do caminho, exemplo: Harry tenta salvar a Pedra Filosofal, Luke precisa resgatar a princesa Léia e etc. E finalmente temos o "Retorno", o momento em que o herói volta para casa com o conhecimento e os poderes que adquiriu ao longo da jornada, exemplo: Harry e Neo descobrem que são os Escolhidos, Katniss ganha os Jogos Vorazes e etc. Ou seja o personagem Harry Potter desempenha a função de protagonista e herói da saga, mas isso não necessariamente faz dele um líder. 

 

 

 

Muito bem, essa é a definição de líder quando se procura "liderança" no Google: "O líder tem a função de unir os elementos do grupo, para que juntos possam alcançar os objetivos do grupo". Eu diria que quando se trata da saga Harry Potter, o personagem central não é o líder por auto-intitulação, a liderança (em alguns momentos) foi algo que lhe foi imposto e que ele não podia recusar, o motivo está lá na Jornada do Herói, Voldemort o escolheu e Harry contra sua vontade se tornou o Eleito. Mas se formos avaliar todos os livros de Harry Potter, a maioria das decisões do grupo tem o dedo da Hermione, as estratégias e planos do grupo são bolados por Hermione enquanto Rony e Harry apenas seguem suas instruções. Vamos avaliar os livros:

 

Harry Potter e a Pedra Filosofal: Antes mesmo do trio serem amigos é Hermione quem sugere que o Fofo (o cão tricéfalo) está guardando alguma coisa. É Hermione quem está por trás das pesquisas em torno da Pedra Filosofal, inclusive durante o Natal quando a mesma volta para casa ela providência para que os dois continuem a busca os encarregando de procurarem pistas na área reservada da biblioteca. Lá no clímax quando o trio finalmente vai atrás da Pedra Filosofal, é Hermione quem mantém a calma e pensa numa estratégia para salvar Harry e Rony do Visgo do Diabo. Quando Hermione e Harry chegam no teste de poções, novamente é Hermione quem bola a estratégia: uma poção faria um dos dois voltar, e ela sugere que este alguém é ela, a outra poção faria o outro seguir adiante até a pedra filosofal, e é Hermione quem diz a Harry o que fazer, é Hermione quem sugere que aquele deve seguir adiante é Harry e não ela própria. Neste livro, é Hermione quem bola as estratégias e impulsiona as decisões de Harry que depois de umas palavras de motivação segue os planos de Hermione: "É um grande bruxo, Harry..."

 

Em A Câmara Secreta: É Hermione quem tem a ideia de usar a Poção Polissuco para enganar o Draco, é ela quem prepara a poção e dita o que Harry e Rony devem fazer: como pegar os ingredientes do estoque particular do Professor Snape. Mesmo petrificada é Hermione quem resolve o mistério e com suas descobertas impulsiona para que Harry e Rony continuem em frente. 

 

 

 

Em O Prisioneiro de Azkaban: É Hermione quem lida com o Vira-tempo e impede, por exemplo, de Harry cometer erros que criassem fluxos temporais. Novamente é ela quem está por trás das estratégias e Harry segue a jornada sendo guiado pela amiga.

 

 

 

Em O Cálice de Fogo: Quando Rony e Harry tem sua primeira briga, é Hermione quem mantém o grupo unido e é também Hermione quem orienta Harry durante as tarefas do Torneio Tribruxo. 

 

Em A Ordem da Fênix: Embora todos reconheçam Harry como líder da Armada de Dumbledore, todos os planos em volta da criação desta organização estudantil está por conta de Hermione: é ela quem tem a ideia de criar o grupo, é ela quem convence Harry a se tornar professor, é ela quem cria as moedas para que os membros possam se comunicar em segredo e decide quando será as reuniões. Durante o prolongar do enredo é Hermione quem avisa Harry que profecias são instáveis e nem sempre concretas, é ela quem tenta impedir Harry de ir atrás de Siriús temendo uma armadilha. Enquanto Harry quer ir sozinho para a jornada, é Hermione quem bate o pé e diz que devem ir juntos.

 

Em O Enigma do Príncipe: É Hermione quem avisa Harry do perigo de confiar em um livro desconhecido, é Hermione quem vai atrás de pistas sobre o livro de poções, é Hermione quem está sempre lá dizendo para Harry executar a tarefa que Dumbledore deixou para ele e finalmente lá no fim do livro, quando Harry mais uma vez quer partir em uma jornada sozinho: é Hermione quem junta o grupo novamente e diz que devem ir atrás das Horcruxes juntos. 

 

Em As Relíquias da Morte: Hermione assume de vez a liderança da equipe, dúvida? Quando os Comensais da Morte invadem o casamento de Gui e Fleur, é Hermione quem assume a aparatarão do grupo. É Hermione que com sua bolsa mágica já planejara tudo que o trio precisaria para a jornada, incluindo roupas dos garotos. É Hermione quem executa os feitiços de proteção e eventualmente ensina os garotos. Quando finalmente vivem como nômades, é Hermione quem decide quando os garotos devem partir para outro lugar e para onde será sua próxima parada. É Hermione quem planeja as missões especiais: quando precisam entrar no Ministério da Magia, por exemplo, é Hermione quem faz os garotos demorarem um mês inteiro para finalmente partirem para execução, pois estava constantemente examinando e aperfeiçoando as estratégias até ter certeza de que seria seguro os três se infiltrarem. É Hermione novamente quem faz os planos para invadirem o cofre de Bellatrix Lestrange. É ela quem toma a dianteira quando o grupo está em perigo e usa o dragão para fugirem, novamente bolando as estratégias e os garotos apenas seguindo seus planos. Quando Harry quer novamente ir sozinho para a Casa dos Gritos, é Hermione quem diz que o trio devem ir juntos... Ah e antes de dizerem que ela não era corajosa e que "na hora do vamos ver" ela sempre colocava o Harry na linha de frente contra o Voldemort, eu o convido a voltar ao parágrafo três e reler sobre a "Jornada do Herói", e claro, eu ainda acrescento que quando todos acharam que Harry estava morto, Hermione fez frente à Bellatrix Lestrange, o que não é para qualquer um, afinal o próprio Alvo Dumbledore reconhecia na Comensal da Morte uma oponente a se temer.

 

 

 

 

 

Então depois disso tudo, tirem suas próprias conclusões...

 

Pergunta bônus: Se Hermione Granger não possui capacidades de liderança, por que ela se tornou Ministra da Magia mesmo?

 

 

Beijinhos, beijinhos, você sabe que me ama!

Por: Laura Glapinski

 

 

Contato

Laura Glapinski lauraa.zacca@hotmail.com